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limpeza de filtro de partículas

A limpeza do filtro de partículas, também conhecido como FAP (Filtro de Partículas) ou DPF (Diesel Particulate Filter), é um processo importante para veículos a diesel. O filtro tem a função de capturar e armazenar as partículas sólidas geradas pela queima do combustível, reduzindo a poluição do ar.

Com o tempo, o filtro pode ficar obstruído devido ao acúmulo de fuligem. Quando isso acontece, a eficiência do motor pode diminuir e o consumo de combustível pode aumentar. Para evitar esses problemas, a limpeza do filtro pode ser realizada de duas maneiras:

  1. Regeneração Passiva: Ocorre automaticamente durante a condução, quando a temperatura dos gases de escape é alta o suficiente para queimar as partículas acumuladas.

  2. Regeneração Ativa: Se a regeneração passiva não for suficiente, o sistema do veículo ativa um processo que aumenta a temperatura do filtro, geralmente injetando combustível adicional, para que as partículas sejam queimadas.

Além dessas regenerações, em casos de obstrução severa, pode ser necessária uma limpeza manual ou substituição do filtro. Isso geralmente é feito em oficinas especializadas, onde técnicas como jateamento de ar ou utilização de produtos químicos são aplicadas para desobstruir o filtro.

Manter o filtro de partículas limpo é essencial para o bom funcionamento do veículo, contribuindo também para a preservação do meio ambiente.

O que são filtros de partículas?
O filtro de partículas é uma peça da linha de escape que filtra os gases emitidos pelas viaturas, de modo a serem menos prejudiciais para o meio ambiente, respeitando os valores decretados pela norma EURO 4 (25mg/km), imposta a janeiro de 2005. Esta peça equipa apenas os motores diesel e foi a partir de 2004 que começaram a surgir as primeiras viaturas com filtros de partículas.

Porque avariam os filtros de partículas?
Os principais motivos de avaria dos filtros de partículas são:

Tipo de condução, trajetos curtos, velas de incandescência ou relé com avaria, turbo com avaria, interrupção das regenerações, termostato ou sensores de temperatura do líquido de refrigeração com avaria, lubrificante de motor, caso não respeite a norma do construtor, sondas de temperatura e oxigénio com avaria, fugas no sistema de admissão ou entradas suplementares, válvula EGR bloqueada ou com avaria elétrica ou fiferencial de pressão com leitura